Encontro Inter-religioso debate cenário amazônico

Espiritualidades
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Um momento de diálogo com as religiões tradicionais e com outras religiões para a defesa do meio ambiente. Este foi o objetivo do seminário "Conhecer religiões e ecologia no cenário amazônico", realizado nos dias 18 a 20 de maio, em Porto Velho (RO). A iniciativa do regional Noroeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil teve o apoio das Comissões Episcopais Pastorais para a Amazônia e a do Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso. Participaram representantes de diferentes denominações religiosas, cristãs e não cristãs.

Os assessores do evento foram o professor Marcos Teixeira, da Universidade Federal de Rondônia; a assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia, Irmã Irene Lopes, e o presidente da Comissão para o Ecumenismo, dom Francesco Biasin.

Na avaliação do bispo, o encontro foi muito rico, pois reuniu homens e mulheres de fé, preocupados com a harmonia e o equilíbrio da natureza. "Percebemos que juntos devemos defender este imenso valor que é a Criação de Deus, no qual nós vivemos".

Os participantes do encontro debateram ações em relação ao impacto das obras de usinas hidrelétricas na região. "Percebi que a questão precisa ser repensada. O impacto ambiental nos rios e nas florestas, bem como aos povos ribeirinhos e indígenas, é muito grande. É importante ouvir estes povos, e junto com eles defender os valores da ecologia, do meio ambiente e preservá-los", afirmou dom Francesco